Apple Watch ganha nova atualização que te ajuda a detectar problemas cardíacos

Apple Watch

Agora você poderá ter informações mais precisas das suas funções cardiovasculares pelo Apple Watch. Ele te avisará quando sua atividade estiver baixa demais ou alta demais e for a hora de consultar um médico.

Essa nova função chegou com o lançamento do novo sistema operacional watchOS 7.2 junto com o no iOS 14.3. E pode ser encontrada no item “Cardio Fitness” no aplicativo Saúde do iPhone.

Segundo a empresa o smartwatch melhorou os parâmetros para monitoramento do VO2 Max, é a quantidade máxima de oxigênio que seu organismo consegue absorver a cada respiração. Essa métrica ajuda a entender a performance cardiovascular na hora da atividade física. 

O VO2 máximo é a quantidade máxima de oxigênio que seu corpo pode usar durante o exercício e é um bom indicador de seu condicionamento físico geral. 

Quanto mais alto o número, mais eficazmente seu corpo usa o oxigênio e melhor sua aptidão cardiovascular. Não é apenas para atletas – o baixo VO2 máximo está associado a uma série de condições, incluindo diabetes, derrame e doenças cardíacas.

Então com essa atualização o Apple Watch vai conseguir fazer uma estimativa se seu condicionamento cardiovascular está: alto, acima da média, abaixo da média ou baixo. Colocando em contexto com os dados de pessoas com características iguais às suas.

Se algo estiver fora do recomendado, a pessoa vai receber uma notificação e informações que mostrarão o que ela pode fazer para melhorar seu VO2. Porém se estiver muito fora do esperado, ela será avisada para procurar um especialista. 

Porém essa função só será compatível com Apple Watch a partir do modelos series 3. 

Como funciona?

O VO2 máximo é medido com mais precisão em um ambiente de laboratório, onde você se exercita até a exaustão (normalmente em uma esteira) e sua ingestão de oxigênio é medida usando equipamentos especializados, mas também pode ser estimada por rastreadores de fitness e smartwatches como o Apple Watch.

Dispositivos diferentes fazem isso de maneiras diferentes, no caso do Apple Watch é usado o sensor óptico de frequência cardíaca para detectar mudanças na frequência cardíaca e relaciona isso com a quantidade de “trabalho” que você está fazendo com base nos dados do acelerômetro, GPS e altímetro.

Ao desenvolver seus algoritmos, a Apple comparou seus resultados com os de testes de laboratório, fazendo medições antes e depois para ver como eles se comparam.

Inicialmente, o Apple Watch só conseguiu registrar uma pontuação de VO2 máximo durante um treino intenso ao ar livre, mas com o lançamento do WatchOS 7 em setembro de 2020, tornou-se possível obter uma classificação durante caminhadas casuais ao ar livre.

Esse novo recurso tornou as ferramentas de Cardio Fitness da Apple acessíveis para pessoas que não praticam ciclismo, corrida ou natação, e colocar esses dados em contexto com os novos níveis de “Cardio Fitness” torna-os ainda mais úteis, permitindo que você veja onde se encaixa e se você precisa agir para melhorar sua saúde.

Essa nova funcionalidade não está relacionada com o Apple Fitness Plus, que será lançado ao mesmo tempo, mas podemos ver os dois potencialmente sendo ligados no futuro.
O que achou dessa novidade? Conta para a gente na nossa página do Facebook ou no nosso Twitter.

Total
11
Shares
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts
Total
11
Share