Casais ficam mais parecidos ao longo do tempo? Estudo mostra a verdade

Casais parecidos

Existem uma pergunta que é afirmada pelo conhecimento popular, mas vem intrigando psicólogos por anos: os rostos de casais ficam mais parecidos depois de um tempo?

Viola Davis e Julius Tennon

Esses rumores começaram nos anos 80 e hoje chegou aos cursos de psicologia de todas as faculdades. Mas até então essa questão não foi respondida cientificamente.

Porém agora pesquisadores da Universidade de Stanford nos EUA lançaram tecnologia moderna para resolver o problema. Depois de analisar milhares de fotos públicas de casais, eles acreditam que podem finalmente resolver a questão.

“É algo em que as pessoas acreditam e ficamos curiosos a respeito”, disse Pin Pin Tea-makorn, estudante de doutorado em Stanford. “Nosso pensamento inicial era se os rostos das pessoas ficam mais parecidos com o tempo, só precisamos descobrir quais características que fazem isso acontecer ”

Nanda Costa e Lan Lanh
Michelle Obama e Barack Obama
Courtney Cox e John McDaid

O estudo e a verdade

Trabalhando com seu colega de Stanford, Michal Kosinski, Tea-makorn vasculhou o Google, avisos de aniversário de casamento em jornais e sites de genealogia em busca de fotos de casais tiradas no início de seus casamentos e muitos anos depois. A partir delas, eles compilaram um banco de dados de fotos de 517 casais, tiradas dois anos após o início do relacionamento e entre 20 e 69 anos depois.

Para testar se os rostos dos casais ficavam iguais ao longo do tempo, os pesquisadores mostraram a voluntários uma foto de uma pessoa “alvo” acompanhada por seis outros rostos, um sendo seu cônjuge, com os outros cinco rostos selecionados aleatoriamente. 

Então os voluntários foram solicitados a classificar a semelhança de cada uma das seis faces com o indivíduo-alvo. A mesma tarefa foi então realizada por um software de reconhecimento facial de última geração.

No estudo original de 1987, o falecido psicólogo Robert Zajonc, da Universidade de Michigan, fez com que voluntários classificassem as fotos de apenas uma dúzia de casais. Ele concluiu que os rostos dos casais se tornavam mais semelhantes à medida que seus casamentos aconteciam, com o efeito sendo maior quanto mais felizes eles eram.

A explicação, argumentaram psicólogos, é que compartilhar vidas molda os rostos das pessoas, com dieta, estilo de vida, tempo ao ar livre e linhas de riso, todos tendo um papel a desempenhar.

No entanto, escrevendo na Scientific Reports, Tea-makorn e Kosinski descrevem como eles não encontraram nenhuma evidência de casais ficando mais parecidos com o passar do tempo. No entanto, eles se pareciam mais do que pares aleatórios de pessoas no início do relacionamento.

Gisele Bündchen e Tom Brady
Benedict Cumberbatch e Sophie Hunter

As descobertas sugerem que casais de celebridades como Benedict Cumberbatch e Sophie Hunter, e Gisele Bündchen e Tom Brady, não crescerão e se parecerão mais com o tempo, mas sim buscaram parceiros com características semelhantes às suas.

Tea-makorn então concluiu que as pessoas podem procurar parceiros parecidos, da mesma forma que procuram parceiros com valores e personalidades correspondentes.

Você conhece algum casal parecido fisicamente? Conta para gente na nossa página do Facebook.

Fonte: The Guardian

Total
16
Shares
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts
Total
16
Share