Celular Linux PinePhone KDE é anunciado a apenas US$149, devo comprar?

PinePhone KDE

Já pensou ter um celular completamente opensource, até mesmo com o hardware aberto? Essa é a proposta da Pin64 com a comunidade da distribuição KDE. A Pine64 é conhecida na comunidade Linux por seus smartphones, tablets, smartwatches, laptops, clusters de servidores baseados em Linux, em ARM e outros produtos. 

Os primeiros PinePhones prontos para produção da empresa começaram a ser vendidos no início deste ano. A empresa firma parceria com diferentes fornecedores de sistemas operacionais para seus telefones quase que mensalmente.

Dessa vez foi a hora de se unir ao KDE para lançar o PinePhone KDE Community Edition.

Sistema operacional Linux da KDE

O PinePhone da Pine64 usa um sistema operacional baseado em Linux diferente com cada lote. O nome do modelo é determinado pelo SO que vem pré-instalado, além do logotipo do software do sistema no painel traseiro do dispositivo.

Portanto, como o novo modelo executará o KDE Plasma Mobile, o aparelho é chamado PinePhone KDE Community Edition. 

Ele estará disponível em duas configurações de armazenamento – 2GB + 16GB e 3GB + 32GB (com dock USB Type-C), com preços de 149 e 199 dólares, respectivamente.

Quanto às especificações, o smartphone é alimentado pelo chipset Allwinner A64 com CPU quad-core ARM Cortex-A53 e GPU ARM Mali 400 MP2 emparelhado com 2GB / 3GB LPDDR3 RAM e armazenamento eMMC de 16GB / 32GB. 

Além disso, o smartphone exibe uma tela HD + de 5,95 polegadas (1440 x 720 pixels) (LCD) com proporção de 18: 9.

Inclui todos os sensores necessários, como acelerômetro, giroscópio, proximidade, barômetro, ambiente e bússola. Considerando que, para conectividade, possui 4G, WiFi de banda única, Bluetooth 4.0, GNSS (GPS, A-GPS, GLONASS). 

Ele também possui uma câmera traseira de 5 MP, uma câmera frontal de 2 MP, um fone de ouvido de 3,5 mm e uma porta USB Type-C.

Por último, mas não menos importante, o dispositivo mede 160,5 x 76,6 x 9,2 mm em dimensões, pesa 180-200g e é apoiado por uma bateria de 3.000mAh, que pode ser substituída por qualquer bateria Samsung Galaxy J7.

O PinePhone KDE Community Edition estará disponível para encomenda a partir de 1º de dezembro no site oficial do Pine64.

A empresa também está trabalhando em uma substituição traseira para este telefone, o que adicionará suporte para carregamento sem fio Qi. Este acessório adicional estará disponível no início do próximo ano.

O PinePhone é definitivamente um celular bom para entusiastas de sistemas operacionais alternativos ou aqueles que realmente gostam de aventura, liberdade e privacidade.

E aí o que achou dessa novidade? Já conhecia os celulares de PinePhone? Conta pra gente na nossa Página do Facebook

Total
0
Shares
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts
Total
0
Share