Cientistas comparam smartphones a cigarros em nova pesquisa

vício em smartphones

Não é o seu smartphone, é você: um novo estudo revelou o que está por trás dos problemas de vício em smartphones.

A pesquisa chamada de “ Why Are Smartphones Disruptive? An Empirical Study of Smartphone Use in RealLife Contexts” e publicado no jornal Computers in Human Behavior destruiu o mito de que as notificações são o maior problema quando o assunto é destruir a produtividade.

Viciados em cigarro e em smartphones compartilham semelhanças

“A percepção de disruptividade dos smartphones não é impulsionada principalmente por notificações externas”, escrevem os autores do estudo, “mas por um impulso do usuário de interagir com seu telefone que parece ocorrer de forma quase automática, assim como um fumante acenderia um cigarro”.

A pesquisa conduzida pela London School of Economics em 3 países usou a câmera pessoal dos smartphones de 37 pessoas em cada país para medir os intervalos de interação entre o dono e seu aparelho.

Foi descoberto que o tempo entre interações é de apenas 291 segundos, ou menos de 5 minutos. Isso aconteceu mesmo com as notificações desligadas.  O estudo também observou que a duração média de uma interação com o smartphone foi de 64 segundos. Com cerca de  50% das interações de 23 segundos ou menos.

Os pesquisadores explicam que muitos usuários se sentiram obrigados a verificar seus telefones mesmo quando tinham desligado as notificações. “Ver isso me fez perceber que nem me lembro de tê-lo pego”, disse um dos sujeitos em uma entrevista posterior com os autores do estudo.

O vício fica ainda mais claro ao observar que boa parte das interações de longo-prazo acontecem sem notificação e em mídias sociais na qual o usuário arrasta o feed como Facebook ou Twitter. 

Além de obter esses dados, o estudo pode abrir as portas para novas medidas de contenção ao vício em smartphones.

Total
3
Shares
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts
Total
3
Share