Como ver o alinhamento de Júpiter e Saturno?

Júpiter e Saturno

De astrônomos à astrólogos, não há quem não fale sobre o encontro de Saturno com Júpiter que acontece hoje. O fenômeno é muito raro e só acontece a cada 800 anos. Mas como ver o alinhamento dos planetas?

Júpiter e Saturno são os maiores planetas do Sistema Solar e hoje vão se alinhar exatamente a 0 graus. Essa aproximação pode ser apelidada de Estrela de Belém ou Beijo de Natal por conta da época em que está acontecendo. 

A aproximação começou no dia 16 de dezembro e vai acabar bem no natal, dia 25. O ápice acontece hoje no dia 21, que também marca o início do solstício de verão aqui no Hemisfério Sul. 

No início da noite poderemos apreciar os dois planetas juntos a olho nu, brilhando próximo ao horizonte no céu.O fenômeno pode ser visto em qualquer lugar do mundo, mas quem mora próximo a linha do equador terá uma vista privilegiada. 

Ilustração da NASA para ajudar a entender a posição do alinhamento de Júpiter e Saturno

Como ver o alinhamento de Júpiter e Saturno?

Para ver Júpiter e Saturno juntinhos você precisa de preferência estar em um lugar aberto, sem prédios e árvores ao redor. Também é importante que não tenha luzes artificiais próximas. 

Então observe ao leste, olhando um ponto brilhante mais baixo do horizonte. A esquerda estará Jupiter num tom mais branco, e a direita Saturno num tom mais alaranjado. Usar um telescópio ajudará a enxergar melhor os detalhes.

“Mas eu não tenho telescópio”, você deve estar pensando. Se você quiser ver melhor os detalhes, pode baixar algum aplicativo de astronomia para te ajudar a detectar qual dos pontos do céu é o fenômeno.

Além disso, no Youtube também astrônomos cearenses farão uma live transmitindo o fenômeno em seu canal. 

Mas porque isso é importante?

Para quem acredita em astrologia, esse encontro marca o início da Era de Aquário, encerrando a Era de Capricórnio que iniciou na época da revolução industrial. Isso traria novas visões do mundo e novas formas de lidar com o coletivo.

Mas para os astrônomos a importância não é por um significado, e sim pela raridade. Esse encontro exato acontece só a cada 800 anos, então é algo que literalmente não se vê todo dia.

Entretanto, esse alinhamento não quer dizer que eles estarão no mesmo plano e sim que do ponto de vista aqui da Terra eles estarão no mesmo local. Na verdade, os dois estão separados por mais de 700 milhões de quilómetros.

Quero saber se você vai acompanhar o fenômeno hoje a noite, conta pra mim lá na nossa página do Facebook ou no nosso Twitter.

Total
6
Shares
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts
Total
6
Share