CoronaVac tem seus testes cancelados e pode perder de vez para vacina americana

A vacina chinesa CoronaVac teve seus testes cancelados pela ANVISA por conta de um “um evento adverso grave” .
CoronaVac
Vacina contro coronavírus CoronaVac

A CoronaVac, vacina contra o coronavíus que está sendo produzida pela chinesa Sinovac junto com o Instituto Butantan, teve seus testes suspensos após um “um evento adverso grave” segundo a ANVISA.

A nota da ANVISA saiu apenas algumas horas depois que o governo de São Paulo anunciou a chegada de milhares de unidades da vacina no estado. Ainda não se sabe o que ocorreu e nem se isso tem algo a ver com a vacina em si.

“Com a interrupção do estudo, nenhum novo voluntário poderá ser vacinado. A Anvisa reitera que, segundo regulamentos nacionais e internacionais de Boas Práticas Clínicas, os dados sobre voluntários de pesquisas clínicas devem ser mantidos em sigilo, em conformidade com princípios de confidencialidade, dignidade humana e proteção dos participantes”

diz a nota da ANVIS sobre a suspensão dos testes da CoronaVac.

Contudo de acordo a regulamentação esse adverso grave pode ser desde óbito à incapacidade do paciente sendo testado. Nos resta esperar mais informações, e esperar que o evento não tenha tido relação com a vacina. 

CoronaVac fora da corrida das vacinas?

Ainda no mesmo dia havia tido uma entrevista coletiva onde o presidente do Instituto Butantan se explicava pela falta de dados da vacina em comparação com a vacina da farmacêutica americana Pfizer.

A vacina americana está na Fase 3 de testes, igual a CoronaVac, e apresentou 90% de eficácia, mas a vacina chinesa não pode ainda divulgar seus dados por falta  de informações definidas pela ANVISA.

Isso já deixava a CoronaVac para trás, já que além dela outras 10 vacinas estão nesta fase de testes. Sendo que milhares de unidades dela já foram encomendadas para o estado de São Paulo, onde a vacinação deverá ser obrigatória.

Além disso vale lembrar que a vacina vendo sendo usada como disputa política entre o presidente Jair Bolsonaro e o governador de São Paulo João Dória. Última coisa que precisamos nesse momento seria isso.

Total
3
Shares
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts
Total
3
Share