Cyberpunk 2077: bug encontrado em CPUs AMD; veja como corrigir

Um bug foi encontrado em Cyberpunk 2077 nos processadores AMD para PC, que não permite o game utilizar 100% do potencial de processamento da CPU, e usuários do Reddit encontraram uma forma de tentar corrigi-lo com um ajuste no código hexadecimal do game.
Cyberpunk 2077 apresenta problema com processadores AMD nos PCs

Recentemente, inúmeros esforços ao redor de vários subreddits tentaram solucionar os problemas de performance em Cyberpunk 2077 nos PCs, principalmente em processadores (CPUs) da AMD, já que o jogo aparenta sofrer mais com bottlenecking na CPU que de GPU.

ATENÇÃO: A Atualização 1.05 de Cyberpunk 2077 JÁ CORRIGIU o problema citado nesse texto, e você pode ver as notas de atualização aqui.

Se você ainda precisa de ajuda, confira nossa matéria de Como Otimizar a Performance de Cyberpunk 2077.

Agora, alguns usuários começaram a chegar a conclusões concretas. O usuário BramblexD chegou à conclusão de que o jogo não distribui o peso de processamento de forma uniforme nos processadores AMD, tanto quanto nos da Intel.

Isso acontece porque todos os núcleos lógicos de processadores Intel seriam utilizados, porém o sistema de Multithreading Simultâneo (SMT) não funciona apropriadamente nos da AMD, apenas colocando o peso nos núcleos físicos, conforme BramblexD escreveu em outra postagem.

Um amigo de Bramble fez testes com uma AMD Ryzen 9 5950X (CPU), Nvidia RTX 3080 (GPU), rodando a 1440p no Ultra com Ray-Tracing e Nvidia DLSS, e esses são os resultados. Note como alguns Processadores Lógicos não são utilizados.

Isso se daria, supostamente, por um problema no código da GPUOpen, um middleware da AMD que lida com tecnologias gráficas da empresa usando código-aberto.

Segundo um comentário de CookiePLMonster, esse código não otimizado impede que todos os threads de processamento sejam utilizados pelo jogo de forma apropriada.

O usuário chaosxk, por sua vez, disse que modificou o código hexadecimal investigado nas postagens acima, e que conseguiu aumentar a utilização de CPU e GPU de seu game, ganhando cerca de 10FPS e tendo mais estabilidade / menos engasgamentos no jogo.

Inclusive, afirmou que com o Nvidia DLSS (que explicamos na nossa matéria de como melhorar a performance de Cyberpunk 2077 nos PCs), ele conseguiu cerca de 30FPS adicionais, quando ele não fazia nada antes do patch. 

BramblexD disse que conseguiu resultados inconsistentes nos seus testes, que variaram de pequenas melhoras ou pioras na performance, dependendo do processador.

Nota do Editor: Fiz o patch não oficial no meu computador, com uma AMD Ryzen 7 3700X e uma AMD Radeon RX5700 XT, e consegui cerca de 10FPS em áreas extremamente densas, além de mais estabilidade na performance geral.

Atenção: se você quiser testar, faça por sua conta e risco.

Se quiser reverter o processo, basta criar uma cópia do executável do jogo, como explicaremos abaixo.

Fonte: Reddit, u/chaosxk

Se você desejar, tem um tutorial passo-a-passo em vídeo do usuário qa3rfqwef aqui.

  1. Baixe o HxD Hex Editor
  2. Encontre seu Cyberpunk2077.exe, eu tenho no GoG então o meu está na Cyberpunk 2077\bin\x64 (na Steam: Steam\steamapps\common\Cyberpunk 2077\bin\x64\Cyberpunk2077.exe)
  3. Faça uma cópia de backup do Cyberpunk2077.exe, caso algo dê errado
  4. Arraste o Cyberpunk2077.exe até o HxD, e um monte de códigos hexadecimais aparecerão (tipo 01 FF 0D etc.)
  5. Aperte Ctrl+F, clique na coluna para pesquisar valores hexadecimais (Hex-Values)
  6. Coloque “75 30 33 C9 B8 01 00 00 00 0F A2 8B C8 C1 F9 08” na barra de pesquisa (sem as aspas), e o valor ficará destacado
  7. Troque o início (75) por (EB), de forma que fique “EB 30 33 C9 B8 01 00 00 00 0F A2 8B C8 C1 F9 08” (sem as aspas)
  8. Agora volte para a barra do topo e clique no ícone de salvar o arquivo
  9. Pronto.

Novamente lembrando, apesar de muitos usuários relatarem que o patch não oficial garantiu performance melhor e mais estável nos comentários das postagens, alguns ainda relataram que o problema foi agravado e que tiveram de deletar o executável para voltar ao backup original.

E você, também anda enfrentando problemas com a performance do Cyberpunk 2077 nos PCs com AMD? Conta pra gente a nossa página do Facebook e em nosso Twitter, e siga a gente no Instagram para mais!

Total
6
Shares
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts
Total
6
Share