Cyberpunk 2077: veja como corrigir uso da memória do PC

Usuários do Reddit ainda tentam desvendar a performance questionável de Cyberpunk 2077, com correções não-oficiais no PC.
Cyberpunk 2077

Mais um dia, e mais uma hipótese do Reddit surge tentando melhorar a performance de Cyberpunk 2077, dessa vez envolvendo o uso de memória no PC por parte do game. 

ATENÇÃO: A Atualização 1.05 de Cyberpunk 2077 JÁ CORRIGIU o problema citado nesse texto, e você pode ver as notas de atualização aqui.

Se você ainda precisa de ajuda, confira nossa matéria de Como Otimizar a Performance de Cyberpunk 2077.

O “bug” foi descoberto por u/ThePhoenixRoyal, que afirmou que o game trava o uso de memória RAM e da placa de vídeo (VRAM) na mesma quantidade dos consoles, que é de ~1.5GB e 3GB respectivamente.

Cyberpunk 2077 tem configuração de uso de memória padronizado com consoles no PC
O arquivo de configuração de uso da memória do jogo vem com os mesmos valores para PC, Durango e Orbis (PlayStation e Xbox).

Segundo Phoenix, seu game rodava a 30-50fps no mínimo, a 1080p, e passou a desconfiar do uso de apenas 40-60% de seu processador e GPU.

Com a “correção”, esses números passaram para 85-95%, quase dobrando a quantidade de energia e recursos alocados ao game, e ganhando 60+ fps com configurações Altas e 80 FOV, a 1440p.

“Meu tempo de loading foi de 20 segundos para 2. Não consigo colocar em palavras as emoções que senti quando descobri isso. Era algo entre descrença, imensa felicidade e confusão.”

ThePhoenixRoyal, comentando sobre sua descoberta no Reddit

Agora, vamos para o fix: existem dois métodos, um incluindo a edição manual do arquivo na foto acima, e outro usando um programa, que inclui o patch para processadores AMD que citamos na matéria passada.

+Leia Sobre: Cyberpunk 2077: bug encontrado em CPUs AMD; veja como corrigir

É bom relembrar de que os patches NÃO são oficiais, e que PODEM crashar seu jogo, corrompê-lo ou até mesmo travar seu Windows. Lembre-se de fazer backups sempre que editar algum arquivo.

O primeiro método apenas arruma a utilização de memória, enquanto o segundo aplica outras correções; veja com detalhes abaixo.

Por fim, RESULTADOS NÃO SÃO GARANTIDOS. No meu caso específico, as correções não fizeram efeito, mas há relatos no Reddit de que a performance melhorou drasticamente.

Método 1: Edição Manual do Arquivo

  1. Encontre a pasta do seu jogo, na Steam ou GoG. Para encontrar na Steam, clique com o botão direito do mouse no nome do jogo na biblioteca, clique em Propriedades, vá para Arquivos Locais e clique em Navegar pelos Arquivos Locais;
  2. Você será levado para a pasta raíz do jogo. Abra a pasta “Engine”, “Config” e abra o arquivo “memory_pool_budgets.csv” (use o Bloco de Notas, Notepad++ ou outro); é aconselhável criar uma cópia do arquivo e colocar em outro lugar (desktop, qualquer lugar, caso dê errado);
  3. Altere o número da linha PoolCPU, abaixo da primeira coluna de PC, e o mesmo para o primeiro número da PoolGPU
    1. No primeiro, basta procurar a quantidade de GB disponível de memória RAM no seu Gerenciador de Tarefas (confira a imagem abaixo); já para o segundo, procure sua placa de vídeo na internet para saber o valor.
  4. O número da PoolCPU deve ser metade da sua memória RAM disponível, enquanto seu PoolGPU deve ser o valor da memória da sua placa de vídeo. No meu caso, tenho 8GB na minha AMD Radeon RX 5700 XT.
Em azul, o nome da GPU (Placa de Vídeo) que você deve pesquisar; em vermelho, a quantidade de Memória RAM (PoolCPU) sendo usada, e a quantidade disponível (no meu caso, cerca de 16GB).
No caso, meu arquivo de configuração fica assim: em PoolCPU, metade da minha memória RAM (16GB/2 = 8GB), e na minha PoolGPU, fica 8GB também, a quantidade de memória da minha placa Radeon RX5700 XT.

Método 2: Instalação do Patch Não-Oficial de Yamashi

Outro usuário começou a ser notado no subreddit de Cyberpunk 2077: Yamashi, criador de um patch não-oficial para o jogo, publicou os arquivos de sua correção ao GitHub para outros usuários testarem.

Nela, há uma correção ao SMT não funcionando nos processadores da AMD (não utilizando seu potencial completo), uma modificação ao Spectre, uma correção para suporte a controles na Steam, e uma modificação que aloca mais memória que o padrão ao jogo.

Atenção: esse patch é recomendável a computadores com processadores AMD.

Você pode ver o passo-a-passo da instalação aqui, além dos detalhes de cada correção.

  1. Baixe o Release.zip de https://github.com/yamashi/PerformanceOverhaulCyberpunk/releases/latest;
  2. Descompacte os arquivos dentro dele em <pasta raíz do Cyberpunk, do passo 1 do método anterior>/bin/x64/
  3. Você encontrará o Cyberpunk2077.exe nessa pasta, esta é a pasta certa para jogar o conteúdo do Release.zip;
  4. Abra o jogo!
  5. (Opcional) Para ver se o patch funcionou, você pode abrir o jogo, fechá-lo e abrir a pasta performance_overhaul, que contará com o arquivo performance_overhaul.log.

Conclusão

Os resultados são extremamente inconsistentes entre membros da comunidade do Reddit, e esse patch específico não fez efeito no meu computador, em comparação com os dois anteriores que relatamos aqui na Techtimes.

Se você conseguiu aplicar um dos métodos com sucesso, e recebeu algum ganho de performance substancial, conte pra gente na nossa página do Facebook e em nosso Twitter, e siga a gente no Instagram para mais!

Total
1
Shares
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts
Total
1
Share