Dontnod, de Life is Strange, está desenvolvendo 6 novos jogos

A Dontnod, desenvolvedora de Life is Strange, anunciou que tem 6 jogos em produção nos seus estúdios, incluindo o mais recente de Montreal.
Twin Mirror, um dos 6 novos jogos da Dontnod

Dontnod Entertainment, o estúdio parisiense responsável pelo famoso Life is Strange, está aparentemente ocupado desenvolvendo outros 6 jogos. Essa informação vem da entrevista da GamesBeat com o CEO Oskar Guilbert, que afirmou que estão utilizando todo o potencial de seu novo estúdio em Montreal.

O estúdio recentemente lançou o jogo Tell Me Why, em parceria e publicado com a Microsoft, saindo assim para o Xbox Game Pass. Segundo Guilbert, a escolha de abrir um novo estúdio no Canadá foi também uma decisão perfeita, tanto para os funcionários, quanto para os gamers:

“Para nós, [um estúdio de Montreal] foi muito importante porque obviamente queríamos estar mais perto de nossos jogadores na América do Norte, mas também porque a maior parte de nossa base de jogadores está na América do Norte e nossos jogos como Life Is Strange se passam na América do Norte. Montreal também é um dos maiores ecossistemas de videogame do mundo. “

Disse Oskar Gilbert, em entrevista à GameBeat

Ele também ressaltou o fato de que Montreal possui larga população francesa, o que facilitaria na comunicação entre ambos os estúdios e seus funcionários veteranos da indústria dos games, totalizando 250 trabalhadores e cerca de 50 novos na América do Norte.

“Nosso estúdio está crescendo, com seis jogos em produção agora”, disse Gilbert. “Nossos novos lançamentos foram muito bem sucedidos em termos de recepção da imprensa e dos jogadores, e estou muito orgulhoso.”

Ele ainda acrescentou que acha que os personagens diversificados em seus jogos são tão honestos quanto na vida real. Os jogos focados em narrativa da Dontnod passaram a ser reconhecidos por discutir temas como diversidade e inclusão, saindo das perspectivas comuns da indústria mainstream.

Narrativas episódicas e o “defunto” da Telltale Games

E é aqui que chegamos a um dos grandes medos que muitos têm em relação à Dontnod. A Telltale Games foi uma das pioneiras na criação de jogos focados em narrativas interativas, com intensas ramificações e diversas escolhas possíveis dos jogadores, que alteram fortemente a história dos jogos.

Assim como a Dontnod, seus jogos tinham pouquíssimo foco em elementos de gameplay e mecânicas, e muito mais em sua narrativa e desenvolvimento de personagens em geral.

A desenvolvedora propulsou sua fama na indústria a partir do sucesso massivo do icônico Telltale’s The Walking Dead, um jogo que teve recepção extremamente positiva e vendeu cerca de 28 milhões de episódios até o final da primeira temporada.

Porém, era notável que a empresa dependia fortemente de suas conexões com outras franquias. A Telltale fazia jogos sobre The Walking Dead (Robert Kirkman), The Wolf Among Us (FABLES/DC), Batman (DC), Game of Thrones (HBO), Borderlands (GEARBOX Games), Minecraft (Microsoft) e outros.

Resumindo: vários destes contratos não foram renovados em um curto período de tempo, cortando todos os fundos da lendária empresa e “corroendo” toda sua estrutura em dias.

O estúdio foi comprado por outros investidores para evitar fechamento por falência, e agora trabalha em The Wolf Among Us 2.

Quanto à isso, a Dontnod, que agora preenche boa parte da lacuna deixada pela Telltale na indústria, afirma que “é importante que não deixemos todos os ovos em um só cesto”.

“É algo que todos nós levamos em consideração. Aprendemos vendo [a Telltale], e agora sabemos que é importante renovar as mecânicas, o visual e a sensação de nossos jogos, e não simplesmente a narrativa.”

Disse o CEO da Dontnod, Oskar Gilbert

Sobre o tema de Tell Me Why, o gestor geral de publishing da Xbox Peter Wyse disse que tinha interesse na narrativa criada pelo jogo desde o início de sua produção, a cerca de três anos atrás.

O game toca em assuntos como o desenvolvimento de um protagonista transgênero, Tyler, atuado por Aiden Black.

“É realmente uma história sobre a intimidade desses personagens e seus vínculos”, disse Wyse. “A Microsoft apoiou nossas escolhas. Nossos fãs também. A reação foi positiva. Tivemos alguns comentários conservadores das pessoas no Twitter, mas a maioria da comunidade estava animada.”

Wyse e Guilbert prometeram continuar trabalhando com assuntos diversos, acatando a um público demográfico que Guilbert considera ser “mal servido”, não recebendo atenção suficiente na indústria.

“É importante criar histórias diferentes, com diretores diferentes em diferentes partes do mundo. A independência é importante para nós. E queremos publicar nossos próprios jogos e alcançar plataformas diferentes”.

O novo jogo da Dontnod, “Twin Mirror”

Agora, dentre os 6 jogos novos em produção, o próximo projeto anunciado para lançar da Dontnod (ainda nesse ano) é Twin Mirror. Publicado pela própria empresa como estúdio independente, vai sair para PS4, Xbox One e exclusivo para a Epic Games Store no PC.

O jogo, saindo no dia primeiro de dezembro, seguirá uma linha narrativa voltada para tema investigativo e crimes, se passará em Basswood, na Virgínia Ocidental.

“Quando Sam Higgs volta para Basswood, sua cidade de infância, para o funeral de seu melhor amigo, rapidamente fica óbvio que esta pequena cidade abriga muitos segredos obscuros.

O ex-jornalista investigativo usará suas habilidades dedutivas para descobrir os mistérios que cercam a cidade e seus habitantes. Lidando com seu passado, Sam ficará dividido entre sua busca pela verdade e seu desejo de se reconectar com parentes.”

Descrição oficial de Twin Mirror

Guilbert reitera que não vai seguir o destino da Telltale: “Não queremos fazer a mesma coisa toda hora. Nós inovaremos. Estamos nos reinventando em termos de qualidade, mecânicas e tecnologia. Encontrar novos métodos de contar histórias é muito importante.”

E você, está hypado para os 6 jogos novos das produções da Dontnod? Também sente falta dos games da Telltale? Comenta o que acha na nossa página do Facebook!

Total
2
Shares
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts
Total
2
Share