Elon Musk vai doar $100 milhões para diminuir o aquecimento global

elon musk

O CEO da Tesla e da SpaceX, Elon Musk, surpreendeu a todos com uma notícia em seu Twitter na noite de quinta-feira (21). Ele anunciou que vai doar $100 milhões para o prêmio de melhor tecnologia de captura de emissões de carbono, mas que detalhes sobre isso serão revelados na próxima semana.

Sequestro de carbono?

O que Musk está se referindo é a tecnologia que suga o carbono do ar para evitar o aquecimento global e suas consequências. Porém ela ainda está em fase de testes. 

Segundo a Agência Internacional de Energia, só um aumento acentuado na implantação da tecnologia de captura de carbono ajudaria os países a cumprir as metas de emissões líquidas zero.

Apesar de ser uma ideia legal, especialistas temem que nunca será escalonada o suficiente para fazer diferença no clima global – ou mesmo que dará às corporações uma desculpa para manter hábitos ambientais ruins.

Mesmo assim, os EUA vão investir no sequestro de carbono. O recém-empossado presidente dos EUA, Joe Biden, prometeu acelerar o desenvolvimento da tecnologia como parte de seu amplo plano para combater as mudanças climáticas. 

Na quinta-feira, ele nomeou Jennifer Wilcox, especialista em tecnologias de remoção de carbono, como principal vice-secretária assistente para energia fóssil do Departamento de Energia dos EUA.

O homem do futuro

Elon Musk, que co-fundou e vendeu a empresa de pagamentos pela Internet PayPal Holdings Inc, agora lidera algumas das empresas mais futuristas do mundo.

Além de Tesla, ele dirige a empresa de foguetes SpaceX e Neuralink, uma startup que está desenvolvendo interfaces cérebro-máquina de largura de banda ultra-alta para conectar o cérebro humano a computadores.

Financeiramente, o contexto é que Musk teve uma extraordinária corrida de sorte financeira recentemente devido ao aumento das ações da Tesla, tornando-se brevemente a pessoa mais rica do mundo antes de ser eliminado do primeiro lugar novamente pelo chefe da Amazon, Jeff Bezos. 

O aumento de riqueza parece tê-lo deixado em um estado de espírito caridoso; no início deste mês, ele estava solicitando publicamente ideias sobre como doar dinheiro.E agora anunciou que vai investir no sequestro de carbono.

Isso com certeza mostra o quanto ele está à frente do nosso tempo. Ele não deixa nada escapar, tornando basicamente muitas teorias de ficção científica próximas da realidade.  

De viagens para Marte, até tentar melhorar as condições climáticas do mundo, Musk está trabalhando para que realmente possam existir próximas gerações, algo que poucos de nós temos cuidado de pensar.

O que achou dos feitos de Elon Musk? Acha que o sequestro de carbono pode funcionar? Conta pra mim na nossa página do Facebook, Instagram ou Twitter.

Fontes: Futurism, Reuters

Total
6
Shares
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts
Total
6
Share