Facebook declara situação de emergência e apaga post de Trump

WASHINGTON, DC – JANUARY 06: U.S. President Donald Trump is shown speaking on a monitor in the White House briefing room about the violence during the ratification of the 2020 election on January 6, 2021 in Washington, DC. Pro-Trump protesters have entered the U.S. Capitol building after mass demonstrations in the nation’s capital. (Photo by Joshua Roberts/Getty Images)

Depois de incentivar as invasões ao Capitólio de seus apoiadores, Donald Trump postou um vídeo em suas redes sociais na intenção de apaziguar a situação, mas na verdade botou mais fogo no palheiro. Por isso o Facebook, Youtube e Twitter resolveram apagar a postagem do ex-presidente. 

Mas antes de mais nada aqui vai um breve resumo desse verdadeiro caos que os EUA está vivendo. Hoje mais cedo, Trump incentivou seus apoiadores a marcharem até o congresso americano, onde estava acontecendo a cerimônia de contagem de votos que daria de vez a vitória a Joe Biden. 

Depois de muita desordem e vandalismo, e da contagem de votos ter que ser suspensa, Trump gravou um vídeo que seria para mandar seus simpatizantes para casa.

Então no clipe de um minuto, ele pediu aos desordeiros que “voltassem para casa” pacificamente horas após o início da invasão inicial. Ele também fez falsas alegações de que os resultados das eleições nos Estados Unidos mais recentes eram fraudulentos.

“Tivemos uma eleição que foi roubada de nós”, afirmou Trump falsamente no vídeo. “Foi uma eleição esmagadora e todos sabem disso, principalmente o outro lado. Mas você tem que ir para casa agora. ”

Uma hora após a postagem as plataformas resolveram remover o post pois alegaram que ele violava suas regras.

“Esta é uma situação de emergência e estamos tomando as medidas de emergência adequadas, incluindo a remoção do vídeo do presidente Trump”, disse Guy Rosen, vice-presidente de integridade do Facebook, em um tweet na quarta-feira. “Removemos porque, no geral, acreditamos que contribui, em vez de diminuir, o risco de violência contínua.”

Menos de uma hora depois, o Facebook também removeu uma postagem de texto de Trump, que procurava justificar o ataque, dizendo aos apoiadores para “lembrar este dia para sempre!”

O que você achou dessa decisão? Acha que as empresas fizeram certo ao apagar o conteúdo? Conta pra mim na nossa página do Facebook, Instagram ou Twitter.

Total
0
Shares
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Total
0
Share