Google não atualiza seus aplicativos no IOS por exigência da Apple

Google apps

Quem tem um IOS percebeu que seus aplicativos do Google mais famosos não tiveram atualizações ainda esse ano, isso é porque a empresa aparentemente não aceitou a exigência da Apple em relação a apps.

A empresa não atualiza os apps do IOS desde o dia 8 de dezembro, pois foi a data estipulada pela Apple para que todos os apps na App Store tivessem um rótulo de privacidade. Esse rótulo mostra ao usuário todas as informações que o aplicativo recolhe.

Então, três semanas atrás a empresa se comprometeu em atualizar todos esses apps, mas até agora, nada. Há uma especulação de que isso é proposital para evitar os rótulos em seus aplicativos. Incluindo o Gmail, pesquisa, fotos, docs e Youtube.

Alguns desses aplicativos tem o rótulo da Apple, mas nem tão reconhecível. 

  • Stadia
  • Google Translate
  • Google Authenticator
  • Google Play Movies and TV
  • Google Classroom
  • Google Fiber
  • Google Fiber TV
  • Wear OS
  • Onduo for Diabetes
  • Project Baseline

Alguns dos aplicativos, como o Google Authenticator, não capturam muitas informações, enquanto o Google Tradutor e o Google Sala de Aula têm uma lista bastante robusta de avisos de privacidade.

Mas isso não significa necessariamente que ele está capturando todas as informações apenas quando você abre o aplicativo. O rótulo de privacidade mostra apenas todas as coisas que o aplicativo pode capturar, dependendo de quais recursos você usa. E embora você possa ter que rolar um pouco pela lista, não é nada como a lista aparentemente interminável do Facebook.

Birra contra a Apple?

A Apple lançou esses rótulos de privacidade em 14 de dezembro, e empresas como o Google não podem mais atualizar seus aplicativos, a menos que eles adicionem esses rótulos de privacidade primeiro.

Portanto, quando algumas pessoas perceberam que o Google havia parado de atualizar seus aplicativos, especularam que talvez fosse para evitar ter que admitir a quantidade de dados que estava coletando.

O Google negou isso, porém, dizendo explicitamente ao TechCrunch que não estava impedindo as atualizações e que estava comprometido em adicionar os rótulos quando essas atualizações estivessem prontas. ]

A empresa reiterou essa promessa em uma postagem de blog com foco na privacidade no dia 12 de janeiro:

Conforme os aplicativos iOS do Google são atualizados com novos recursos ou para corrigir bugs, você verá atualizações em nossas listas de páginas de aplicativos que incluem os novos Detalhes de privacidade do aplicativo. Esses rótulos representam as categorias máximas de dados que podem ser coletados – ou seja, se você usar todos os recursos e serviços disponíveis no aplicativo.

Uma coisa é certa, os apps mais desconhecidos estão sim sendo lançados. O que só não está claro quando a empresa atualizará seus aplicativos mais populares – aqueles que provavelmente absorvem mais dados do usuário, de qualquer forma.

O que você acha disso? Conta para a gente na nossa página do Facebook, Twitter e Instagram.

Fonte: The Verge

Total
3
Shares
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts
Total
3
Share