Holocausto: veja alguns filmes para te ajudar a entender o que houve.

holocausto filmes

Hoje dia 27 de janeiro é o Dia Internacional das Vítimas do Holocausto. Um dia feito para nos lembrar de todas as crueldades que aconteceram na Segunda Guerre Mundial, e para que isso não se repita.

O cinema tem um papel muito importante em nos ajudar a entender tudo que aconteceu na época. São incontáveis filmes sobre esse período e muitos deles são o primeiro contato que temos sobre os acontecimentos.

Por isso separei alguns dos mais importantes filmes sobre o holocausto da história, alguns história reais, que ajudaram a todos que assistiram a entender mais sobre a crueldade da época.

Tentei selecionar um com cada visão de casa país que foi invadido pelos nazistas, assim temos uma visão mais ampla do holocausto.

Já aviso de antemão que esses filmes podem ser sensíveis para alguns, então certifique-se que está tranquilo emocionalmente e que conseguirá assistir.

Lista de Schindler

O filme conta a história do alemão Oskar Schindler, que empregou mais de mil judeus em sua fábrica para salvá-los do holocausto. Antes mesmo de irem aos campos de concentração, os judeus eram contratados por Schindler para trabalhar em sua fábrica.

Esse filme é considerado um dos mais impactantes sobre a realidade dos campos de concentração. Dirigido por Steven Spielberg, filho de judeus, o filme foi um sucesso desde seu lançamento.

Onde assistir? Telecine

A vida é bela

Esse é um filme aclamadíssimo, vencedor de 3 Oscars 1999, ele conta a história do holocausto de uma forma mais cômica. Isso tudo graças à alma pura do protagonista Guido.

Guido mora na Itália e é levado para o campo de concentração graças ao acordo que Hitler fez com Mussolini, ditador do país. Mas junto dele seu filho pequeno também é levado, e ele tenta fazer com que tudo pareça um jogo para o menino não se assustar.

Porém o longa não deixa de mostrar todas as crueldades que aconteciam no campo de concentração. E com certeza te deixará emocionado.

Onde assistir? Telecine

Olga

Uma produção brasileira, Olga é um filme brasileiro dirigido por Jayme Monjardim e contra a história real da alemã líder comunista Olga Benário Prestes que veio para o Brasil para liderar a Intentona Comunista de 1935 e se apaixonou por Luis Carlos Prestes.

Porém ela foi deportada para a Alemanha grávida de 7 meses e passou alguns anos sob tortura até parar de amamentar sua filha e ser morta na câmara de gás.

A história é muito emocionante, fez um sucesso no Brasil, porém não foi tão bem recebida na Alemanha.

Onde assistir? Vivo Play

Noite e Neblina

Esse é um documentário lançado em 1955, dirigido pelo francês Alain Resnais. Nele é retratado o holocausto através de imagens, documentos e dados que comprovam a participação da Alemanha na formação dos campos de concentração. 

São 30 minutos de filme cheios de imagens fortes de locais abandonados e os corpos dos judeus espalhados. O intuito era chocar a sociedade da época sobre o que aconteceu na Segunda Guerra Mundial.

Onde assistir? Mubi ou Youtube.

O pianista

O filme que ganhouu 3 Oscars, conta a história real do pianista judeu-polonês Wladyslaw Szpilman, que teve que fugir quando os nazistas invadirama  Polônia em 1939. 

Ele consegue escapar da sua ida ao Gueto de Varsóvia e passou a se esconder em prédios abandonados e casas de amigos não-judeus em busca de alimento e proteção. 

Onde Assistir? Amazon Prime Video

Cinzas de Guerra

O filme retrata a vida dos Sonderkommandos, judeus encarregados de conduzir outros colegas de prisão à morte e depois levar os corpos até a fornalha.

Revoltados, o grupo planeja uma reviravolta: escondem uma sobrevivente dos nazistas e passam a planejar um contra-ataque, carregando armas em meio aos corpos que levam aos crematórios.

O filme é baseado no único levante conhecido, ocorrido no campo de extermínio de Auschwitz, sul da Polônia.

Como os filmes que contam sobre o Holocausto são muito comuns e em sua maioria, muito bem feitos.

Por isso foi muito difícil fazer essa lista, foi doloroso deixar de fora filmes como O menino do pijama listrado, Jojo Rabbit, A Menina Que Roubava Livros, Bastardos Inglórios, e muitos outros incríveis.

Por isso quero que você me conte seus filmes favoritos na nossa página do Facebook, Twitter ou Instagram.

Total
2
Shares
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts
Total
2
Share