NASA e ESA vão colocar base na Lua, saiba mais

NASA e ESA fecham parceria para colocar nova base na Lua e permitir que o homem pise nela de novo em 2024.
NASA e ESA fecham parceria para colocar nova base na Lua e permitir que o homem pise nela de novo em 2024.

A Agência Espacial Europeia (ESA) disse que concordou em fornecer vários equipamentos para a base da NASA ao redor da Lua, em troca de uma chance de enviar astronautas europeus para lá.

Nesta terça a ESA disse que seu diretor geral, Jan Woerner, assinou um acordo com o chefe da NASA Jim Bridenstine para enviar “elementos essenciais” para o primeiro posto avançado na Lua, conhecido como Artemis Gateway.

Além disso a empresa européia vai participar de pelo menos dois módulos de serviço para o Gateway fornecendo água, energia e oxigênio. E também construirá um habitat principal para os astronautas e uma janela para a tripulação observar a Lua.

A agência disse que recebera “três oportunidades de voo para astronautas europeus viajarem e trabalharem no Gateway” como parte do acordo.

Estamos a avançar para a Lua, não apenas em termos de equipamento e tecnologia, mas também com o nosso povo. A Europa desempenhará um papel central na nova era da exploração espacial global, juntamente com a NASA (a agência espacial dos Estados Unidos) e os nossos parceiros.”

afirmou Jan Woerner.

Mas esse não será o único acordo internacional da NASA, a instituição planeja fazer muitas outras parcerias para o projeto.

“A Gateway continuará a expandir a cooperação da NASA com parceiros internacionais como a ESA, garantindo que o programa Artemis resulte na exploração segura e sustentável da Lua após o pouso lunar humano inicial e além.” diz o executivo da NASA.

O plano é mandar astronautas novamente para a Lua em 2024, incluindo a primeira mulher, e usar o Gateway também para exploração do satélite e como base para missões em Marte.

Total
1
Shares
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts
Total
1
Share