O holandes Victor Gevers, pesquisador de segurança da Fundação GDI e presidente do “ Dutch Institute for Vulnerability Disclosure”, supostamente invadiu a conta do Twitter do presidente Donald Trump (@realdonaldtrump) semana passada apenas adivinhando a senha.
- Sabre de luz real é criado por engenheiros canadenses
- Buscas no Google indicam Black Friday gigante em 2020
Gevers afirma ter tentado entrar na conta na última sexta feira (16) e tentado primeiro senhas como “MakeAmericaGreatAgain” e “MaGA2020” até ter acertado na quinta tentativa com a senha “maga2020!” e que ficou assustado pelo presidente não ter ativado autenticação de dois fatores.
“Eu esperava ser bloqueado após quatro tentativas fracassadas” ou pelo menos ser “solicitado a fornecer mais informações’ diz o pesquisador ao jornal holandes Vokskrant.
Porém tanto a Casa Branca quanto o Twitter negam que esse acesso ocorreu por falta de evidências.
Entretanto na entrevista de Gevers à revista Vrij Nederland foi publicado um screamshot do momento que houve a invasão da conta.
Além disso existe um post na conta que supostamente foi Gevers que publicou enquanto estava logado. Nele o Presidente comenta um tweet da conta Babylon Bee, um perfil parecido com a brasileira Sensacionalista, claramente caindo na fakenews proposital.
“Não estou dizendo que não fui eu, mas e se tivesse sido? Então Trump precisaria admitir que nunca leu Babylon Bee e postou esse tweet de m*rda ou teria que admitir que outra pessoa postou”. A postagem ainda não foi apagada.
E para completar o pesquisador também afirmou não ter sido sua primeira vez na conta do atual presidente americano, e que em 2016 ele conseguiu acesso digitando “yourefired” ( Você está demitido) e que o mesmo não foi avisado nessa invasão.
Apesar de afirmar que “não houve nenhuma evidência para corroborar com essa afirmação” o Twitter também disse que “ prontamente implementou medidas de segurança de conta para um grupo específico relacionados a eleições de alto perfil nos EUA, incluindo do governo federal”
Quem também negou foi o Vice secretário da Casa Branca Judd Deere disse “ Isso absolutamente não é verdade, mas não comentamos sobre procedimentos de segurança em torno das contas das redes sociais do presidente”
Enfim não sabemos se a invasão aconteceu mesmo ou não, mas o que podemos afirmar é que na pesquisa do Google de Trump vamos encontrar mais sobre “autenticação de dois fatores” depois dessa. E você já ativou a sua?