A SpaceX lançou dia 5 de Novembro, depois de localizar uma falha na tentativa anterior, um novo satélite GPS para a Força Espacial dos EUA. Ele faz parte do projeto de modernizar a frota atual de GPS.
O GPS III SV04 foi o quarto satélite deste tipo a ser lançado nos últimos três anos, o terceiro da SpaceX, e se tornou um dos 31 satélite GPS primários em órbita.
- Starlink: SpaceX começa testes com público beta
- NASA e Nokia vão instalar 4G na Lua
- NASA e ESA vão colocar base na Lua, saiba mais
Este veículo faz parte de um novo bloco de espaçonaves GPS III com o objetivo de substituir lentamente os atuais veículos GPS antigos.
Construídos pela Lockheed Martin, esses satélites GPS III são supostamente três vezes mais precisos do que seus predecessores e têm recursos de “anti-interferência” mais avançados para prevenir ataques cibernéticos, graças a um novo sinal M-Code embutido no satélite.
Quase não deu certo
O lançamento dessas substituições do GPS III foi um processo lento, marcado por atrasos tecnológicos e de testes, bem como atrasos relacionados à pandemia COVID-19.
A SpaceX também teve alguns problemas com seu foguete Falcon 9 antes deste vôo. Esta missão foi originalmente programada para decolar em 2 de outubro, mas o foguete parou de lançar apenas 2 segundos antes da decolagem.
Então a SpaceX mais tarde soube que dois dos nove motores principais do foguete tentaram acender mais cedo do que o esperado, desencadeando o aborto. A partida antecipada foi causada por uma “laca de malha”, parecido com lasca de esmalte de unha, que havia sido deixada dentro dos motores durante sua construção.
Além da SpaceX a NASA também teve que se mexer pois a mesma laca vermelha que causou a ignição precoce foi encontrada nos motores do foguete Falcon 9 programado para transportar astronautas para a Estação Espacial Internacional (ISS) neste mês.
Os motores do foguete também estão sendo substituídos, mas a NASA quer garantir que o lançamento do GPS decole com segurança antes que os humanos embarquem no Falcon 9 novamente.
Porém após o sucesso do lançamento do GPS III SV04, a NASA está programando o lançamento do Falcon 9 para dia 14 de novembro. Onde os 4 tripulantes da missão Crew-1 se juntarão com tripulação da Expedição 64 que já está vivendo e trabalhando na ISS desde Outubro.
Além desse satélite, mais cinco satélites GPS III estão em produção, segundo a SpaceX, e três deles totalmente construídos e em fase de testes.