Star Wars perde exclusividade da EA e ganhará open-world da Ubisoft

Star Wars Jedi Fallen Order

E começamos o dia com uma bomba: a franquia da Lucasfilm, Star Wars, finalmente sairá do contrato de exclusividade com a Electronic Arts (EA) para buscar o desenvolvimento de jogos com outros estúdios.

A notícia, relatada pela WIRED, afirma que a empresa da Disney vai estrear em breve sob direção da Ubisoft, no seu mais novo jogo de mundo aberto, pela desenvolvedora Massive Entertainment.

A Massive Entertainment é mais conhecida pela sua colaboração em jogos como Tom Clancy’s The Division 1 e 2, Far Cry 3, Assassin’s Creed Revelations, World in Conflict e Ground Control 1 e 2.

Nesses jogos (com exceção de The Division 2), foram majoritariamente responsáveis pelo desenvolvimento de DLCs, modos Co-op/Multiplayer, colaborações e outros conteúdos; além disso, o estúdio também conta com o seu motor gráfico próprio, a Snowdrop Engine.

Fonte: Massive Entertainment

O contrato decadente

Isso foi considerado uma surpresa, pois nenhum estúdio tocou na produção de jogos Star Wars desde a aquisição da Lucasfilm pela Disney em 2012, que resultou em oito anos de exclusividade da EA.

“As notícias de hoje confirmam que a Ubisoft Massive fará um jogo Star Wars, e foi oficializado que a exclusividade da EA não será renovada após 2023. Boas notícias para fãs de SW e até possivelmente para a EA, cujos líderes herdaram um contrato de licença que nunca realmente quiseram ter.”

Jason Schreier, da Bloomberg, também ressalta que a Electronic Arts teve um grande histórico de jogos vazados, mas que foram eventualmente cancelados, em torno da franquia Star Wars.

Nessa última década, tivemos Star Wars Battlefront I e II (com o segundo sendo um fracasso enorme no lançamento, custando cerca de 40% das ações da EA), Jedi Fallen Order e Star Wars: Squadrons.

Enquanto isso, houve o vazamento dos cancelados projetos Star Wars: Ragtag, Orca (que TAMBÉM era um projeto Open-World) e o spin-off de Battlefront, Viking.

Com isso, pode-se dizer que a reputação dos projetos encarregados pela EA, além das controvérsias relacionadas aos jogos cancelados, não trouxeram uma boa relação entre a publisher e a Disney, apesar do grande sucesso do recente Star Wars Jedi: Fallen Order.

Falando com a WIRED, o vice-presidente sênior de Jogos Globais e Experiências Interativas da Disney Sean Shoptaw disse que “a EA foi e continuará sendo um parceiro muito importante estrategicamente para nós, mas achamos que há espaço para outros“.

Isso, novamente, não significa que é o fim da parceria com a EA, como afirma uma postagem no próprio blog de Star Wars.

“Estamos muito orgulhosos dos jogos que criamos com a EA”, disse o vice-presidente da Lucasfilm Games, Douglas Reilly.

“Continuaremos trabalhando com eles e nosso relacionamento nunca foi tão forte. Embora possamos não ter muitos detalhes para compartilhar no momento, temos uma série de projetos em andamento com as equipes talentosas da EA.”

Star Wars não foi o único

Para quem não andou acompanhando, Indiana Jones é outra franquia da Lucasfilm a ser portada para o mundo dos games, também fora das mãos da EA, pelo estúdio MachineGames (franquia Wolfenstein), com produção executiva de Todd Howard (The Elder Scrolls, Fallout).

“A galáxia de Star Wars é uma incrível fonte de motivação para nossas equipes inovarem e ultrapassarem os limites de nosso meio.”

“Construir novos mundos, personagens e histórias que se tornarão partes duradouras da tradição de Star Wars é uma oportunidade incrível para nós, e estamos animados em ter nosso estúdio Ubisoft Massive trabalhando junto com a Lucasfilm Games para criar uma aventura original de Star Wars que seja diferente de tudo o que foi feito antes.”

Co-fundador e CEO da Ubisoft, Yves Guillemot, ao WIRED

Por fim, a notícia não revelou muito mais além de que o projeto será mesmo um jogo de mundo aberto, e que o estúdio ainda está na fase de contratações pro desenvolvimento do projeto.

“E isso vai continuar ao longo do próximo ano ou mais, onde vamos continuar a anunciar projetos que são mais representativos do legado dos antigos jogos da Lucasfilm Games que agora estamos tentando reviver”.

E aí, curtiu a notícia? Você prefere a franquia nas mãos da Ubisoft ou EA? Conta pra gente no nosso Facebook e no Twitter, e siga a gente no Youtube e Instagram para mais notícias da Indústria dos Games!

Total
11
Shares
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts
Total
11
Share