Um usuário polonês do Twitter postou um vídeo recente com seu próprio console Xbox Series X relatando um “defeito no console”, que soltava muita, mas muita fumaça, quase como se fosse uma chaminé de fábrica. Mas será que o vídeo é verdadeiro?
+LEIA MAIS: Xbox Game Pass, EA Play e Disney+ unem forças de seus serviços
“Tive uma surpresa desagradável logo após ligar o novo console… A interface ficava apenas no Menu, após um minuto / dois de uso, uma bola de fumaça apareceu… Posso contar com a troca do equipamento nesta situação? Agradeço antecipadamente pela ajuda!”
Usuário @Arek_Adamowicz, em postagem sobre o “suposto defeito” de seu Xbox, no Twitter. Traduzido do polonês pelo Google Translate.
A nuvem de fumaça, sem dúvida, é um sinal extremamente assustador para o gamer médio que já lidou com defeitos em seus equipamentos, em algum momento da vida.
Porém, como muitos internautas notaram, a fumaça que saía do Xbox Series X era “estranhamente densa”, e poderia muito facilmente ser forjada ao invés de ser um defeito real.
Por exemplo, ao assoprar névoa de um “vape” (cigarro eletrônico) na ventoinha inferior do console, que jogaria a fumaça para cima, o efeito poderia ser reproduzido. E é exatamente isso o que parece ter acontecido.
“Como explodir seu Xbox Series X:
1) Compre um Vape
2) Assopre o vapor embaixo do Xbox
3) Fique orgulhoso da fumaça que você criou
4) Poste no Twitter e lucre”
Conforme republicado pelo jornalista Tom Warren, o vídeo do Twitter @XboxStudio, em espanhol, contém um usuário comprovando (com seu próprio vape) que o exato efeito mostrado no primeiro vídeo pode ser facilmente forjado, mesmo com o console desligado.
No vídeo, o usuário ainda aponta que fazer essa “brincadeira” (de mau gosto) pode danificar os componentes internos, já que grande parte da composição da fumaça dos vapes é água evaporada.
Defeitos ainda acontecem
Especialmente no começo de gerações, é extremamente comum que certos consoles cheguem com inúmeros defeitos de fabricação. O PlayStation 4 tinha um problema de superaquecimento, onde a pasta térmica explodia e era “cuspida” pela ventoinha traseira do console, por exemplo.
Já o Xbox One teve diversos problemas com derretimento da carcaça, leitores ópticos travando, e o mesmo acontecia com unidades do Nintendo Switch desligando o vídeo e fazendo ruídos extremamente altos.
O canal Crowbcat, do Youtube, é famoso por compilar inúmeros defeitos de jogos e consoles em lançamento e os publicar na internet, sendo um canal tragicômico da indústria dos games.
Embaixo, temos um exemplo do lançamento do Nintendo Switch:
Defeitos à parte, você já experienciou alguma história como essa com seus consoles? Conta pra gente na nossa página do Facebook!