Temos um novo Instagram na área. O app está fazendo grandes mudanças no design de sua tela inicial pela primeira vez em anos.
A atualização ficou disponível na quinta dia 12/11, e a empresa anunciou que está adicionando as guias Reels e Shop à sua tela inicial, uma comunicação das prioridades da empresa.
- Google Fotos vai começar a cobrar por armazenamento em 2021
- Garoto de 10 anos viraliza com volante improvisado, e Nyvi organiza doações
- Samsung supera Apple e se torna maior marca de smartphones dos EUA
A guia Reels irá, é claro, levar os usuários aos Reels, vídeos resumidos semelhantes ao TikTok.
Já a guia Shop apresentará recomendações personalizadas, escolhas dos editores com curadoria do canal @shop, vídeos para compras e novas coleções de produtos. Ambas as guias tornam mais fácil para as pessoas encontrarem o que desejam na plataforma e acessá-la imediatamente.
A cara do novo Instagram
Os ícones para criar seu conteúdo (aquele símbolo de +) e o de coração para ver suas curtidas e novos seguidores, foram remanejados. Agora os dois ficamos no canto superior direito da tela.
Então, no lugar deles ficam o ícone para o Reels no centro e o ícone do Shop logo a sua direita.
“Não fizemos essas mudanças a toa – não atualizamos a tela inicial do Instagram em grande escala há um bom tempo”, escreveu o chefe do Instagram Adam Mosseri em uma postagem no blog.
“Mas a forma como as pessoas criam e aproveitam a cultura mudou, e o maior risco para o Instagram não é que mudemos muito rápido, mas que não mudemos e nos tornemos irrelevantes. Estamos entusiasmados com o novo design e acreditamos que ele dá ao aplicativo uma atualização muito necessária, ao mesmo tempo que nos mantemos fiéis ao nosso valor central de simplicidade. ”
Guerra direta contra o TikTok?
O fato de o Instagram estar se comprometendo com a guia Reels apenas alguns meses após seu lançamento sugere que o formato veio para ficar.
Contudo devemos lembrar que o novo formato foi lançado para concorrer com o TikTok, que vem crescendo cada dia mais e ganhou mais força depois da pandemia.
Além disso, o TikTok foi o aplicativo mais baixado do primeiro trimestre de 2020, depois disso o Facebook, dono do Instagram, viu que precisava correr com as mudanças para não perder o público jovem que já está fazendo dancinhas a muito tempo!
Curiosamente, IGTV, a casa do Instagram para vídeos longos, ainda não recebeu uma guia dedicada na tela inicial e está disponível apenas por meio da página Discover, o que pode falar sobre a falta de interesse pelo formato.
Compras no novo Instagram
A adição de compras é menos surpreendente do que Reels. O Instagram desenvolveu seu produto de compras ao longo dos anos e, neste verão, lançou uma página de compras dedicada e a capacidade de usar o Facebook Pay para transações.
“O Instagram se tornou uma grande vitrine, dando visibilidade, inclusive, a pequenas empresas”, disse a diretora de Operações do Instagram para América Latina, Adriana Grineberg.
Assim podemos ter certeza que o mercado de lojas dentro das redes sociais não está sendo subestimado. Já sabemos de grandes cases de sucesso de pequenas lojas que começaram no Instagram, e o aplicativo parece querer incentivar isso cada vez mais.
Portanto concluímos que colocar Reels e Shop na tela inicial significa que podemos esperar continuar a ver a empresa investir nessas duas áreas. Vamos esperar para ver o que mais vem por aí.
E você o que achou dessa mudança? Está apanhando para acostumar com as novas posições dos ícones? Conta pra gente na nossa Página do Facebook!