Xiaomi lança uma tecnologia que carrega o celular “pelo ar”

A Xiaomi acabou de anunciar o “Mi Air Charge Technology”, um sistema de carregamento sem fio que a empresa afirma ser capaz de carregar dispositivos “em um raio de vários metros”. 

Segundo a empresa, vários dispositivos podem ser carregados a 5W ao mesmo tempo e obstáculos físicos aparentemente não reduzem a eficiência de carregamento.

A tecnologia também funcionará com smartwatches e pulseiras de fitness. Outro objetivo é tornar as “salas de estar verdadeiramente sem fio”, com alto-falantes, lâmpadas e dispositivos domésticos inteligentes, todos alimentados pelo mesmo sistema remoto. 

Mas essa tecnologia não passa de um protótipo, por enquanto nenhum produto comercial estará equipado com ela, e um prazo para seu lançamento também não foi divulgado.

Como funciona o Mi Air Charge?

Segundo a Xiaomi, a tecnologia central do carregamento remoto está no posicionamento no espaço e na transmissão de energia. A pilha de carregamento isolada auto-desenvolvida da Xiaomi tem cinco antenas de interferência de fase embutidas, que podem detectar com precisão a localização do smartphone. Uma matriz de controle de fase composta por 144 antenas transmite ondas milimétricas diretamente para o telefone por meio da formação de feixes.

No lado do smartphone, a Xiaomi também desenvolveu um conjunto de antenas miniaturizado com “antena beacon” e “matriz de antena receptora” embutidos. A antena Beacon transmite informações de posição com baixo consumo de energia. 

O conjunto de antenas receptoras composto de 14 antenas converte o sinal de onda milimétrica emitido pela pilha de carregamento em energia elétrica através do circuito retificador, para transformar a experiência de carregamento de ficção científica em realidade.

Mas funciona mesmo?

Pode ser difícil acreditarmos que uma tecnologia dessa realmente pode funcionar direito hoje em dia e que chegue logo ao mercado. Mas empresas como a Energous têm feito anúncios sobre “carregamento verdadeiramente sem fio” na CES e além por vários anos, mas a tecnologia ainda está para ganhar força.

Além disso a Xiaomi vem demonstrando avanços na engenharia de carregamento sem fio no passado e tem a vantagem de possuir um enorme ecossistema de hardware que teoricamente poderia aproveitar.

O que você achou dessa nova tecnologia? Conta pra nós na nossa página do Facebook, Twitter e Instagram.

Fonte: The Verge

Total
7
Shares
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts
Total
7
Share